sábado, 16 de outubro de 2010

Modelo TMN

O Modelo TMN (do inglês: Telecommunications Management Network) ou Rede de Gerência de Telecomunicações, é um conjunto de padrões internacionais especificados pelo ITU-T para gerenciamento de rede de telecomunicações, isto é, conjunto de sistemas necessários ao suporte da gerência da rede e dos serviços de telecomunicações nas atividades de planeamento, provisionamento, instalação, manutenção, operação e administração.

O TMN que implementa a Gerência de Redes de Telecomunicações através de sistemas de suporte à operação (Sistemas de Informação), fornecendo funções de gerenciamento para redes e serviços de telecomunicações, sendo que os sistemas que compõem a TMN se comunicam entre si, com os equipamentos da rede e com sistemas de outras TMN.. O modelo é utilizado pelas empresas carriers ou operadoras que oferecem serviços de telecomunicações, como as americanas: AT&T, Sprint, e européias: France Telecom, Telefónica, entre outras.

O relacionamento entre a TMN e a Rede de Telecomunicações é mostrado na figura abaixo pela linha a tracejado. A TMN consiste das funções necessárias para gerir serviços e equipamentos da rede ou de telecomunicações, chamados de elementos de rede (NE), que podem ser, por exemplo, os equipamentos de telecomunicações. Os sistemas da TMN, chamados de sistemas de suporte à operação (OSS), podem comunicar entre si, com os NE ou com sistemas que pertencem a outras redes de gerência. Diferentes TMN podem pertencer a uma ou mais carriers de serviços de telecomunicações.

O conceito básico da TMN é permitir uma arquitetura aberta organizada para permitir vários tipos de sistemas de operação e equipamentos de telecomunicações operando em harmonia para troca de informações de gerência. Quando estes conceitos foram definidos pelos padrões TMN, ficou reconhecido que muitos provedores de redes e serviços já possuíam uma grande infra-estrutura de sistemas existentes, redes e equipamentos instalados que deveriam ser incorporados dentro da arquitetura TMN. Por isso a arquitetura funcional foi intencionalmente projetada para acomodar uma grande variedade de soluções operacionais, gerenciar sistemas bastante heterogêneos que caracterizam a rede de telecomunicações.

A Arquitetura TMN

Basicamente, a TMN é uma estrutura organizada para transmissão de dados entre os sistemas de informação de gerência e equipamentos de telecomunicações. Essa ligação visa a troca de informações de gerenciamento através de interfaces padronizadas, incluindo a definição de protocolos e mensagens.

Dessa forma, a TMN pode gerenciar os seguintes tipos de redes e serviços:

* redes públicas e privadas incluindo todas as suas partes componentes e infra-estrutura, desde redes de telefonia móvel, redes virtuais, redes inteligentes, redes de longa distância (WAN), até redes metropolitanas (MAN) e redes de computadores (LAN);

* computadores de grande porte, servidores de arquivos, de sistemas gerenciadores de banco de dados e de redes;

* terminais de transmissão como multiplexadores, roteadores (router) e equipamentos de transmissão síncrona SDH;

* sistemas de transmissão digital e analógica baseados em cabo coaxial, par trançado, fibra óptica, rádio e satélite;

* PABX (Private Automatic Branch Exchange) e terminais de usuários;

* sistemas para provisionamento de serviços de telecomunicações;

* sistemas de suporte, energia e Infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações;

* a própria TMN e toda a sua arquitetura de gerência;

* quaisquer serviços oferecidos pelos sistemas citados nos itens acima.

A TMN considera as redes e os serviços de telecomunicações como um conjunto de sistemas cooperativos para gerenciá-los de forma harmônica e integrada. O modelo TMN clássico divide-se em três arquiteturas que devem ser consideradas no projeto de uma plataforma de gerência: funcional, de informação e física. Esse conjunto de componentes básicos serve para a construção da gerência das redes como também o relacionamento entre estes componentes.

* Nível 1- Arquitetura Física
* Nível 2- Arquitetura de Informação
* Nível 3- Arquitetura Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário