domingo, 19 de setembro de 2010

Infra-estrutura tecnológica sobre redes de seguinte geração

As Redes de Seguinte Geração estão baseadas em tecnologias Internet incluindo o protocolo IP e o MPLS. No nível de aplicação, os protocolos SIP, parecem ter-se incorporado desde a norma ITU-T H.323.

Inicialmente H.323 era o protocolo mais famoso apesar de que sua popularidade decayó na rede local por sua péssima gestão de NAT e firewalls. Por este motivo, enquanto estão a desenvolver-se os serviços domésticos de VoIP, os novos serviços SIP estão a ser melhor acolhidos. No entanto, enquanto nas redes de voz todo o controle se encontra baixo o operador telefónico, a maioria dos portadores a grande escala usam H.323 como eleição mais acertada. Por tanto, SIP é realmente uma ferramenta muito útil para a rede local e o protocolo H.323 é como a norma para a fibra de transporte. Com as últimas mudanças introduzidas pelo protocolo H.323, é possível que agora os novos dispositivos H.323 suportem a gestão de NAT e firewalls. Não obstante, a maioria das operadoras telefónicas estão a fazer um estudo intensivo e apoio para o IMS que dá ao protocolo SIP uma melhor oportunidade de ser o novo protocolo mais amplamente utilizado.

Para as aplicações de voz, um dos dispositivos mais importantes em NGN é um Softswitch, dispositivo programable que controla os telefonemas de voz sobre IP (VoIP). Este habilita a correcta integração dos diferentes protocolos na NGN. Sua função mais importante é a de criar a interface para a actual rede telefónica, PSTN, através de Portas de Señalización]] (Signalling Gateways - GC) e Portas Multimédia (MG). No entanto, o Softswitch como termo pode ser definido de forma diferente pelas manufactureiras de componentes e pode até ter mais e diferentes funcionalidades.

IMS (do inglês IP Multimédia Subsystem) é uma estandardização de arquitectura NGN para os serviços multimédia de Internet definida pelo Instituto Europeu de Estándars de Telecomunicação (ETSI) e a 3GPP (do inglês 3rd Generation Partnership Project).

Nenhum comentário:

Postar um comentário